top of page
Buscar

Comer emocional

  • Foto do escritor: Renata Vieira - Psicóloga
    Renata Vieira - Psicóloga
  • 11 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

O que é fome emocional?


Você já ouviu falar sobre pessoas que, quando estão tristes, não conseguem comer? Um embrulho no estômago, a falta total de apetite e a presença de ânsias de vômito ao sentir o cheiro da comida são alguns sinais de que isso pode estar acontecendo.


No entanto, essa não é a única manifestação possível quando o assunto relaciona o apetite às questões emocionais. A fome emocional também está presente e é caracterizada justamente pelo oposto: a presença de um apetite aumentado em situações emocionais específicas.


Quais os sintomas da fome emocional?


O principal sintoma da fome emocional é o aumento do apetite quando a pessoa passa por algum tipo de situação emocional. Entre elas, podemos mencionar a tristeza, a ansiedade e momentos de euforia, nos quais a alimentação serve como um escape para acalmar esses sentimentos.


No entanto, outros sinais de que você pode estar comendo “emocionalmente” são:


aumento de peso;

acordar no meio da noite com fome;

aumentar a frequência das refeições;

sentir um alívio ao se alimentar;

terminar uma refeição já pensando na próxima;

enjoo e mal-estar após se alimentar;

sensação de culpa depois das refeições.


Fome emocional tem tratamento?


Sim! Embora não seja uma doença propriamente dita, a fome emocional pode, sim, ser tratada. A principal forma de abordagem é a partir do tratamento com o psicólogo, que identifica as causas do problema e pode montar um protocolo com dicas e recomendações que vão ajudar o paciente nesse processo.


Cuidar da saúde mental também envolve consultas com o psiquiatra, profissional que poderá, em alguns casos, fazer a prescrição de remédios que controlam o emocional do paciente e ajudam na redução da sua fome.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


R. Catequese, 173 - Sala 11 - Jardim,  Santo André - SP,  Brasil
CEP: 09090-400 Telefone de contato: (11) 4114-2182

©2024 por Attual Psicologia

bottom of page