top of page

TRANSTORNO DEPENDÊNCIA DO ALCOOL

  • Foto do escritor: Renata Vieira - Psicóloga
    Renata Vieira - Psicóloga
  • 23 de jun. de 2024
  • 1 min de leitura

O Transtorno de Dependência ao Álcool atinge cerca de 10% da população brasileira, que apresenta problemas graves relacionados ao consumo de álcool. Essa é a droga mais consumida e mais associada ao adoecimento e mortalidade precoce. Já o Transtorno de Dependência do Tabaco acomete cerca de 9% da população, e a maioria das pessoas não compreende a dependência do tabaco como um transtorno mental. É importante ressaltar que mais de um em cada quatro adultos que vivem com sérios problemas de saúde mental também tem dependência química. E esse tipo de doença traz ainda prejuízos sociais, pois o dependente se põe em risco e coloca em risco outras pessoas. Além disso, tais dependências podem favorecer o desenvolvimento de outras doenças como cânceres e problemas cardiovasculares.


Sintomas: os sinais de transtornos por uso de substâncias podem incluir:


Mudanças comportamentais: queda na frequência e desempenho no trabalho ou estudo, prejuízos sociais como brigas, acidentes e atividades ilegais, mudanças no apetite ou padrões de sono, alteração inexplicável na personalidade ou atitude e no humor, irritabilidade ou acessos de raiva, falta de motivação, entre outros; Mudanças físicas: perda ou ganho de peso repentino, tremores, fala arrastada ou coordenação deficiente.


Como tratar: psicoterapia individual e grupo para motivar o paciente a cessar o uso de substância e ajudá-lo a enfrentar os desafios pessoais e sociais. Os psiquiatras podem recomendar ainda medicamentos para ajudar a tratar sintomas como depressão ou alterações de humor.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
DIA DO ORGULHO AUTISTA

Cada pessoa autista é única, trazendo ao mundo suas perspectivas especiais, habilidades e uma forma de ver a vida que enriquece a todos...

 
 
 

Comments


R. Catequese, 173 - Sala 11 - Jardim,  Santo André - SP,  Brasil
CEP: 09090-400 Telefone de contato: (11) 4114-2182

©2024 por Attual Psicologia

bottom of page