top of page

PSICÓLOGO OU PSIQUIATRA?

  • Foto do escritor: Renata Vieira - Psicóloga
    Renata Vieira - Psicóloga
  • 4 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de jun. de 2024






O psicólogo é o profissional da área de humanas que desenvolverá terapias cognitivas, comportamentais, transpessoais, entre outras. Além disso, ele seguirá geralmente novas abordagens terapêuticas, a fim de buscar elementos de análise da psique para que possam ser trabalhados no momento da terapia.

Tanto um psicólogo ou psiquiatra, podem fazer uso de diagnósticos muito parecidos, como entrevistas e sessões. No entanto, psicólogos não podem receitar medicamentos, como no caso do psiquiatra.

Um psicólogo poderá advertir ao paciente que casos de problemas crônicos podem ser recomendados para tratamentos de atendimento psiquiátrico, como alterações cerebrais, de ordem endógena etc.

Você deve buscar ajuda para quando sentir problemas emocionais e comportamentais ou suspeita de transtornos. Além disso, você pode buscar esse profissional para ajuda emocional, desenvolvimento pessoal, terapia de casal, terapia para transtornos relacionados a ansiedade, pânico, medo e fobia, depressão.

O tratamento demandará várias sessões de, em média, 50 minutos. Serão utilizadas diversas técnicas e abordagens terapêuticas. Nesse espaço, o psicólogo entrará em contato com o paciente e buscará entender a origem da maioria de seus problemas, anseios, medos e emoções.

O psiquiatra também trabalha com a mente. Ele ajuda a amenizar o sofrimento do paciente mediante procedimentos médicos, com tratamentos que podem ou não incluir o uso de medicamentos, exames clínicos e laboratoriais.

Uma consulta psiquiátrica pode ter alguns aspectos em comum com a consulta médica, da clínica geral, por exemplo. Uma dessas semelhanças está no método de perguntas, chamado de anamnese. Este método é importante porque permite ao psiquiatra/médico colher a história clínica do paciente.

Ainda na consulta, serão feitas investigações criteriosas de todos os sintomas apresentados que o paciente possui. Em geral, o psiquiatra segue uma lista, mas muitas informações também são colhidas durante a conversa com o paciente.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
DIA DO ORGULHO AUTISTA

Cada pessoa autista é única, trazendo ao mundo suas perspectivas especiais, habilidades e uma forma de ver a vida que enriquece a todos...

 
 
 

Comments


R. Catequese, 173 - Sala 11 - Jardim,  Santo André - SP,  Brasil
CEP: 09090-400 Telefone de contato: (11) 4114-2182

©2024 por Attual Psicologia

bottom of page